Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
13 de março de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
13 de março de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Ricardo Bacelar lança “Congênito”, primeiro projeto de intérprete do músico

16 de agosto de 2022
0
Ricardo Bacelar lança “Congênito”, primeiro projeto de intérprete do músico

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Batizado de Congênito, título de um clássico de Luiz Melodia, o quinto álbum solo do músico, compositor, arranjador e produtor Ricardo Bacelar é um projeto de intérprete. O músico cearense está à frente dos vocais, em um repertório escolhido à dedo: “Busquei montar um mosaico de ritmos ao reunir músicas que eu gosto e que têm entre si uma unidade. Me apropriei das canções e busquei trazer releituras”, define Ricardo.

Dentre os compositores escolhidos, sete são nordestinos, como Bacelar. Os parceiros Lenine e Lula Queiroga (“O último pôr do sol”); Caetano Veloso (“A tua presença morena”); Gilberto Gil (“Estrela”); Belchior (“Paralelas”); Djavan (“Lambada de serpente” e Chico César, parceiro de Ivan Lins e Victor Martins em “Soberana Rosa”, ou “She walks this earth”, na versão para o inglês gravada em Congenito. Canções de Chico Buarque (“Morena dos olhos d’água”), Adriana Calcanhotto (“Mentiras”), Jorge Mautner e Nelson Jacobina (“Maracatu Atômico”); Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro (“Estrela da terra”; a música título de Luiz Melodia e o clássico samba-canção “É preciso perdoar” (Carlos Coqueijo/Alcyvando Luz), completam a seleção. O álbum chegou às plataformas de streaming sexta-feira, dia 05 de agosto, e também ganhou lançamento em CD, junto com o videoclipe de “A tua presença morena”. Ao todo serão lançados 4 videoclipes e um documentário com registros dos bastidores do processo de gravação.

Não é a primeira vez que Bacelar assume sua faceta de cantor. Desde os tempos do Hanoi Hanoi, grupo que se destacou nos anos 1980 e no qual entrou aos 18 anos, Ricardo já fazia vocais. “Nos 11 anos de estrada com o Hanoi Hanoi aprendi muito, porque o rock é uma linguagem visceral. Em paralelo à banda, gravei e produzi vários artistas, além de compor para cinema, publicidade, teatro e televisão”, pontua.

Ouça o ábum: https://ffm.to/jasmincongenito

Assista ao videoclipe: https://youtu.be/T7nHjeCfxN4

Na construção de sua sólida carreira solo, a intimidade de Ricardo Bacelar com o microfone foi crescendo em meio a projetos instrumentais. Além dos singles “Nada será como antes”, com Delia Fischer, e “Vício elegante”, parceria com Belchior, Bacelar gravou os vocais de “Oh mana deixa eu ir” em seu elogiado álbum “Sebastiana” (2018). “Passei a praticar o canto como uma nova linguagem em meus shows. Foi um processo que veio espontaneamente: quando me vi, já estava cantando”. Avesso a rótulos, Bacelar acredita que é fundamental ter liberdade para ousar: “Nunca gostei de ficar rotulado, dentro de uma caixinha. Como toco muitos instrumentos, posso transitar pelos mundos da música instrumental, da música popular, da erudita, e isso é muito bom.”

Congênito é fruto ainda de um desafio solitário que nasceu da pandemia e da vontade de Bacelar de explorar todos os recursos do Jasmin Studio, que montou em Fortaleza. Sozinho em seu estúdio (que já é referência em publicações internacionais especializadas), o multi-instrumentista entrou em ação: “Gravar todos os instrumentos, como eu fiz, exige doses de ousadia, técnica e muita paciência. Tive que me dedicar, pesquisar sobre a sala de gravação, os equipamentos. Cada instrumento que você coloca é como um tempero no caldeirão de sonoridades do álbum. Fui experimentando as músicas, vendo o que funcionava, e eu adoro esse trabalho de laboratório”, avalia.

O novo álbum sai pelo selo Jasmin Music, que nasceu do estúdio no qual, além de Congênito, foram gravados o álbum de Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante(“Paracosmo”), e o single “De passagem”, com a participação deToninho Horta. “No processo de construção do estúdio me veio a ideia do selo, para que eu possa gravar os meus discos e também trabalhos com outros músicos e artistas. O estúdio está entre os mais importantes da América Latina porque traz muita tecnologia embarcada, como o Dolby Atmos e som em 3D. A ideia é poder exercer o ofício de produtor, músico e compositor de uma forma mais intensa”, resume Bacelar.

Além do Brasil, Ricardo Bacelar está lançando Congênito no exterior, com ênfase nos mercados dos Estados Unidos e Japão. Os álbuns “Sebastiana” e “Ao vivo no Rio” (2020) entraram no Top 50 de execução das rádios de jazz dos EUA. “Acho que o que chama atenção lá fora é essa carga de brasilidade da música que eu faço. A nossa cultura é riquíssima, traz muitos elementos da África, da Europa, e tem uma mistura com o jazz americano que trouxe a bossa nova”, finaliza.

Repertório Congênito – Ricardo Bacelar

1 – O último pôr do sol (Lenine/Lula Queiroga)
2 – She walks this earth (Ivan Lins/Vitor Martins/Chico César/Brenda Russell) 

3 – Congênito (Luiz Melodia)
4 – Morena dos olhos d’água (Chico Buarque)
5 – A tua presença morena (Caetano Veloso)
6 – Estrela (Gilberto Gil)
7- Mentiras (Adriana Calcanhotto)
8 – É preciso perdoar (Carlos Coqueijo/ Alcyvando Luz)
9 – Paralelas (Belchior)
10 – Estrela da terra (Dori Caymmi/Paulo César Pinheiro)
11 – Lambada de serpente (Djavan)
12 – Maracatú Atômico (Jorge Mautner/Nelson Jacobina)

Gravado e mixado no Jamin Studio, em janeiro/março de 2022
Técnico de gravação: Melk
Mixado por Beto Neves 
Masterizado por Carlos Freitas
Estéreo e Dolby Atmos

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Espetáculo traz os maiores sucessos da banda Abba para o palco do Teatro Gustavo Leite
Cultura

Espetáculo traz os maiores sucessos da banda Abba para o palco do Teatro Gustavo Leite

por Redação
10 de março de 2026
9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas
Cultura

9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

por Redação
5 de março de 2026
Secult divulga programação dos Desfiles das Escolas de Samba 2026 na orla de Ponta Verde
Cultura

Secult divulga programação dos Desfiles das Escolas de Samba 2026 na orla de Ponta Verde

por Redação
28 de fevereiro de 2026
Camarote Marco Zero celebra edição histórica no Carnaval 2026 e projeta novidades para o próximo ano
Cultura

Camarote Marco Zero celebra edição histórica no Carnaval 2026 e projeta novidades para o próximo ano

por Redação
25 de fevereiro de 2026
Luan Estilizado encerra Carnaval com maratona de shows em três estados do Nordeste
Cultura

Luan Estilizado encerra Carnaval com maratona de shows em três estados do Nordeste

por Redação
20 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Sem nova proposta, Educação decide manter greve em Maceió

Sem nova proposta, Educação decide manter greve em Maceió

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Inscrições abertas para o concurso da Guarda Municipal de Maceió

13 de março de 2026
Geral

Máfia do Master: STF mantém prisão preventiva de Vorcaro

13 de março de 2026
Política

Crítica: vereadora diz que JHC deveria se inspirar em sua mãe sobre investimentos na saúde

13 de março de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.