Yo Soy Toño é o projeto de indie brasileiro e MPB de Antonio Oiticica, músico carioca radicado em Alagoas. Esse ano participará do Festival Em Cantos de Alagoas, concurso destinado a dar destaque a artistas alagoanos.
De 2015 a 2022 lançou diversas músicas, dando destaque a música Ela, que se destacou alcaçando 145 mil visualizações na página Brasileiríssimos do Facebook. Em 2016 lançou o Ep Trilhos, que virou clipe em 2018 um clipe. A produção foi premiada com o a segunda colocação na Mostra Alagoana de Clipes do mesmo ano.
Em 2019 participou do Dip Recording, uma live session do site Monkeybuzz, gravada em São Paulo, em que mostrou versões voz e guitarra das músicas Trilhos, Canal e El Camino, cantada em espanhol, mostrando sua versatilidade.
Ainda em 2019, lançou dois novos singles. Uma versão com banda de El Camino, assim como a música e clipe de Hotel. Essa é a música que carrega em seu refrão o mote “Eu quero andar o Mundo Inteiro”, adotado por Toño. Essa frase simboliza o processo de alguém que sonha e o caminho percorrido para realizar esse sonho.
Em 2020, mesmo na pandemia, se mobilizou para participar de diversas lives e festivais online como o Festival Maceió Alagoas. Em novembro lançou finalmente seu primeiro álbum Mundo Inteiro, contando com 9 faixas.
Chegando em 2021, filmou e lançou o Mundo Inteiro Ao Vivo, um filme musical tocando as músicas de seu primeiro álbum. O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc em Alagoas. Hoje o filme já conta com mais de 28 mil visualizações.
Também em 2021 participou do Festival Em Cantos, um concurso que premiou as melhores composições alagoanas do ano, concorrendo com a música Presente, com a qual chegou até a final da edição.
Toño também participou de alguns feats ao longo desses anos. Foram as músicas Arcos, presente no álbum “A Beleza que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa” do cantor Wado, e a composição em parceria com Filipe Mariz, Algo Seu, que está em seu disco “Possa Nova”.
Já em 2022, lançou dois novos singles: o primeiro, o feat Café com a banda alagoana Os Fugitivos, e o segundo Sobre O Amor, uma produção em parceria com o estúdio Maná.
As músicas de Yo Soy Toño são dotadas de uma poética existencial e lírica, com temas como amor, juventude e crença no futuro.
Histórico de shows
Participou de importantes festivais pelo Brasil, como o Festival Do Sol (2015, edição Maceió), Dia da Música (2017), Festival Maionese (2017), SIM São Paulo (2018, 2019) e Festival Carambola (2019). Dividiu palco com bandas como Koogu, Kalouv, Musa Híbrida, Terno Rei, Bike, Mahmed, Medulla, Wado e Mopho.
Fez sete shows fora de Maceió. Em dezembro de 2015 no Rio de Janeiro (Casa da Táta), Fevereiro de 2016 em São Paulo (Musica Pavê Apresenta), Abril de 2016 em Aracaju (Reciclaria), Abril de 2017 em Arapiraca (Baco Pub), Junho de 2017 mais uma vez no Rio de Janeiro (MOTIM), setembro de 2018 em São Paulo (Secretinho) e novamente em São Paulo em dezembro de 2018 e 2019 (SIM São Paulo).
Seus shows acontecem em dois formatos.
O primeiro, em formato Solo, voz e violão ou guitarra, em que Toño busca mostrar suas canções de forma mais crua, levando ao público a experiência de ouví-las de uma maneira mais próxima e íntima, mostrando versões tal quais elas foram compostas.
O segundo, no formato Banda, tem como foco um show mais visceral e potente, envolvendo outros instrumentos, vozes e efeitos. A banda é formada por 3 guitarras, baixo e bateria, além de programações e samples de teclado, sintetizadores e corais.
Exemplo do formato Solo // Exemplo do formato Banda
Outras Informações
Fotos: Arquivo Drive (FOTOS DIVULGAÇÃO)
Redes Sociais: Facebook, Youtube, Instagram e SpotifyClipping: Arquivo Drive (CLIPAGEM)
/Assessoria