O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), planeja uma viagem para Brasília, possivelmente na próxima semana. Na capital, visitaria os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A ideia, segundo líderes petistas, é fazer um gesto institucional. Talvez o Judiciário também entre no roteiro. Eles já mantêm conversas com Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e que vai comandar a transição do lado de Bolsonaro.
O diálogo já existia, principalmente com Lira, mas ficou mais forte depois da eleição. Segundo informações de bastidores, na ligação pós-pleito, o alagoano se colocou à disposição para dialogar e fazer interlocução – se precisar.
Lula respondeu que pretendia encontrá-lo pessoalmente para uma conversa e lembrou das relações amistosas e da proximidade política que manteve com o pai do deputado, o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, o Biu, como é conhecido, e que foi senador entre 2011 e 2018.
Lira está interessado em se manter presidente da Câmara. Isso é mais fácil com o apoio da base do governo. Tem como adversária virtual a deputada eleita Roseana Sarney, a qual quer concorrer com o apoio do PT. Seu pai, o ex-presidente José Sarney, já pediu apoio a Lula.
Redação, com Agências














