Redação
O deputado alagoano Arthur Lira (PP) está cada vez mais decidido a ser reeleito para presidência da Câmara dos Deputados. Ele já conta com apoio de 10 partidos, enquanto se aproxima do PT, após a eleição de Lula, e também costura acordo com o PL, do presidente Jair Bolsonaro.
O pleito vai ocorrer somente em fevereiro, mas Lira, com essas alianças, basicamente impede a formação de uma candidatura de oposição. Segundo levantamento da imprensa nacional, o apoio a Lira já engloba 328 deputados das 513 cadeiras da próxima legislatura.
São 59 parlamentares do União Brasil, 47 do Progressistas, 41 do Republicanos, 17 do PDT, 12 do Podemos, 6 do PSC, 4 do Patriota, além dos 99 do PL e 42 do PSD. Se conseguir a parceria com o PT, seriam mais 69 nomes favoráveis a Lira.
Como troca a todos esses apoios, Lira oferece o destino das comissões. O PL, dono da maior bancada, ficará com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enquanto o UB comandará a Comissão Mista de Orçamento (CMO), invertendo de lugar no segundo ano.















