Redação
O verão começa oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (21), às 18h48 do horário de Brasília, e a estimativa é a de que a estação mais quente do ano fique acima da média histórica em grande parte das regiões do Nordeste.
Alagoas enfrenta períodos de calor intenso – Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão de hoje, para Maceió, é de mínima de 24º C e máxima de 32º C. O pico do calor fica para Sertão, com máxima de 36º C.
A tendência para este ano é de que as chuvas fiquem mais raras e os dias sejam ainda mais quentes que nos anos anteriores.
Segundo o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, o período será caracterizado por temperaturas bem elevadas em todas as regiões, com os termômetros atingindo a marca de 31º e 32º na faixa litorânea e 40º no Alto Sertão.
Em relação às chuvas, o meteorologista explica que a estação está fora do período chuvoso e da recarga hídrica de Alagoas, mas é uma época muito importante para a população do Agreste e Sertão, devido à ocorrência de trovoadas, que ajudam a encher barreiras e cisternas.