Redação*
Tarciana Medeiros é a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 214 anos de história. Sua nomeação foi publicada na edição de hoje (16) do DOU (Diário Oficial da União).
Fausto Ribeiro, que ocupava o cargo de presidente no BB desde abril de 2021, foi exonerado. A portaria é assinada pelo presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A cerimônia de posse de Tarciana Medeiros acontece hoje às 18 horas no CCBB Brasília.
O nome da nova presidente foi bem aceito nos corredores da organização, diante da expectativa de que ela impulsione a agenda de diversidade na instituição —Tarciana é nordestina e tem ascendência negra, fatores que têm sido destacados internamente, ao comentar a escolha.
Em relação ao seu perfil técnico, fontes ressaltam seu conhecimento na área de varejo, coração do Banco do Brasil. Atualmente no cargo de gerente executiva, Medeiros tem passagens pela área de pessoa física, seguros e atendimento ao cliente.
Nascida em Campina Grande (PB), ela iniciou a carreira como feirante, e foi professora antes de ingressar no BB. Assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002 e, ao longo de dez anos, exerceu diversas funções no Brasil, na rede de varejo, em agências e superintendências, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste.
Em 2021, ela assumiu a diretoria de Clientes PF e MPE, na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes.
/Com informações de Estadão Conteúdo*