Redação
A petroquímica Braskem é uma das novas marcas a patrocinar o programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, em 2023. O investimento milionário ocasionou em críticas de internautas maceioenses, que citaram a situação de desocupação de quatro bairros por causa da extração de sal-gema. No anúncio, a Braskem foi citada como parte da política de sustentabilidade do BBB.
Segundo dados da Braskem, o programa de indenização em Maceió já está bem adiantado, abrangendo a maior parte da vítimas, embora ainda haja aquelas que não aceitaram as ofertas e estão em processo de negociação. As consequências para além do financeiro, porém, continuam insuperáveis.
“Me espanta o BBB, programa de uma audiência gigante, permitir que a Braskem entre em seu quadro de patrocinadores. Me espanta mais ainda responsáveis da Braskem fingir que nada está acontecendo”, disse um internauta.
“O BBB23 tem trazido o patrocínio da Braskem, com o discurso de ‘sustentabilidade’. A empresa foi responsável pelo desaparecimento dos bairros de Pinheiros, Mutange, Bebedouro e Bom Parto em Maceió, por causar o afundamento do solo pela extração de sal-gema na região”, comentou outro.
Ao todo, a Globo pretende arrecadar R$ 700 milhões, sendo patrocinadores da cota Big: Seara e Stone, cada um pagando R$ 105 milhões; da cota Camarote: Amstel, Pantene, Downy e TikTok, cada um R$ 80 milhões; e da cota Brother: Hypera, McDonald’s, QuintoAndar, Ademicon e PagueMenos, por R$ 15,5 milhões cada.
A cota exata investida pela Braskem não chegou a ser divulgada, mas a empresa está abaixo da cota Brother e colocou alguns milhões para garantir divulgação no programa. A marca aparece em alguns lugares fixo e nos telões da residência mais vigiada do país.