Redação
Diante do descumprimento de decisão judicial, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) pede que a Justiça estipule uma multa de mais de R$ 1 milhão ao Hospital Veredas pelo não pagamento dos salários de seus trabalhadores.
Após ação do MPT, o Veredas foi condenado a pagar em dia os vencimentos todos os meses, mas não vem cumprindo a determinação, o que fez a Justiça do Trabalho solicitar os cálculos necessários para que seja possível determinar a execução da infração.
No prazo de 10 dias, então, o MPT protocolou os dados e quer que o hospital seja intimado a pagar R$ 1.049.490,00 de multa. Segundo o órgão ministerial, o recolhimento do valor é referente ao limite de 100% da folha de pagamento e aos diversos descumprimentos das decisões judiciais favoráveis aos empregados.
Agora, o Veredas vai ter a oportunidade de contestar ou não os valores e apresentar os cálculos do que entende devido. A direção do hospital vem protagonizando o calote há muito tempo e, quando promete a quitação, não cumpre o prazo. Chegando a meados de janeiro, trabalhadores acumulam em atraso salários de novembro e dezembro, bem como décimo terceiro e férias.
O MPT informou ainda que, nesta quinta-feira (19), o procurador-chefe em Alagoas, Rafael Gazzaneo, deverá se reunir com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal), para buscar uma solução que resulte no pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores.