Redação
A Braskem se posicionou sobre o polêmico patrocínio milionário colocado no Big Brother Brasil (BBB) e destacou que o intuito é sensibilizar a audiência enorme do programa e conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade.
Segundo a Braskem, o investimento faz parte de uma série de ações educacionais promovidas pela empresa ao longo dos anos. “A Braskem, sendo uma produtora de resinas plásticas, também possui o compromisso de engajar e promover a economia circular, que passa pelo consumo consciente e o descarte correto de resíduos”, disse em nota.
Maceioenses vítimas do afundamento do solo e da evacuação dos bairros criticaram duramente o patrocínio, argumentando que a mineradora buscar limpar a imagem em âmbito nacional.
Além da população, políticos também se mostraram contrário, a exemplo da deputada estadual Cibele Moura (MDB) e da vereadora da capital Teca Nelma (PSD).
“Além do prejuízo material, diversas famílias deixaram pra trás histórias e sonhos. Agora esta mesma empresa patrocina um dos maiores programas do Brasil. E o seu tema? SUSTENTABILIDADE. É rir para não chorar! Os moradores desses bairros não podem ser esquecidos! A BRASKEM NÃO É INOCENTE!”, criticou Cibele.
“A Braskem se recusa a pagar as devidas indenizações aos afetados de Maceió mas patrocina a casa mais vigiada do país! Não adianta apenas divulgar seus serviços, responsabilizar-se plenamente por eles também é necessário!”, comentou por sua vez Teca.
Leia o posicionamento da Braskem na íntegra
“A Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente.
Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a 99,7% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.
Além das ações de segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros.
A Braskem, sendo uma produtora de resinas plásticas, também possui o compromisso de engajar e promover a economia circular, que passa pelo consumo consciente e o descarte correto de resíduos. Por isso, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de ações educacionais em ações e mídias de massa, buscando impactar positivamente a sociedade.
O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade.”