Redação
O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) protocolou um projeto de lei para que pessoas trans só possam competir oficialmente em modalidades esportivas dentro do sexo biológico, seja em equipes ou individualmente.
Na matéria, o parlamentar cita que mesmo com a redesignação sexual e tratamentos hormonais, pessoas que nasceram biologicamente homens tiveram seus corpos formados com testosterona elevada: ‘mesmo com a mulher trans fazendo tratamento hormonal, ela carrega parte da herança de anos de crescimento com níveis masculinos de testosterona’.
“Nós não precisamos ter o problema para agir. Como estamos vendo isso crescendo em outros países e no Brasil, nós não queremos essa desigualdade aqui. Então, antes que ocorra, estamos nos prevenindo com esse projeto de lei”, completa o parlamentar.
A matéria vai começar a tramitar nas comissões e deve ser discutida em breve na Assembleia Legislativa. Caso aprovada, federação, entidade ou clube esportivo que descumprir a lei, estariam sujeita a multa. O tema também tem sido alvo de discussão em outros estados brasileiros.