O deputado Ronaldo Medeiros (PT) usou a palavra nesta quinta-feira, 30, para informar que protocolou projeto de lei que trata da obrigatoriedade de câmeras de vídeo nos uniforme dos agentes policiais durante a realização de operações de segurança em Alagoas.
“É um projeto de cunho importantíssimo, que já mostrou sua eficácia em outros Estados”, disse o petista, lembrando que ações semelhantes em São Paulo, no Paraná e em Minas Gerais obtiveram sucesso. “Quantas vezes um policial não foi acusado sendo inocente, mas com dificuldades de provar? As imagens da câmera serão uma prova da conduta que vão facilitar a vida do bom policial”, afirmou o deputado.
“O Ministro da Justiça, Flávio Dino, planeja um pacote de incentivos aos Estados que implantarem a ideia. Tenho certeza de que esta Casa e nosso governador Dantas vão abraçar”, reforçou Medeiros, dizendo que o projeto visa uma Alagoas mais segura, com menos crime e mais transparência.
“Não é um projeto da esquerda ou da direita. Sua obrigatoriedade também virou lei em Estados com Governos ditos de direita, porque funciona e reduz a violência”, finalizou o deputado, lembrando que as câmeras seriam ativadas apenas durante operações policiais. Logo, não implicam em invasão de privacidade e beneficiam o bom policial. “Nesta casa temos a mesma visão: proteger o cidadão, proteger os policiais”.
Ascom ALE