Leonardo Ferreira
O atual presidente da Câmara Municipal, Galba Netto (MDB), aparece claramente como o mais cotado entre os vereadores para ser o vice na chapa de JHC (PL) visando à reeleição na Prefeitura de Maceió.
A desfiliação do MDB, onde Galba está em toda a sua vida política, não aparenta ser um problema. Dois parlamentares a externar essa conjuntura são João Catunda (PP) e Chico Filho (MDB).
Em entrevista à Folha, Catunda disse que se fosse para escolher alguém da Casa, seria exatamente Galba, e não ficaria surpreso com a saída do emedebista para outro partido. “Seja PL, PP, Republicanos, Podemos, partidos que hoje estão mais próximos ao prefeito JHC”.
Já Chico, em fala à Rádio 96 FM, negou que será o vice de JHC e também citou que o nome ideal é o do atual presidente da Câmara, embora ele, Chico, não participe dessa discussão de indicação.
“Na Câmara, tem um nome bom que é o do presidente Galba Netto. Excelente, se for essa a vontade do prefeito. Se for o entendimento político do jogo, Galba Netto é o nome”, afirmou Chico.
Pai do vereador, o deputado Galba Novaes (MDB) disse esta semana ao jornalista Edivaldo Júnior que Netto está há 23 anos no MDB, sempre foi leal e nunca quis sair, mas é independente. “Ele nunca escondeu do governador Paulo Dantas, nem do senador Renan Calheiros, que tem uma boa relação com o prefeito JHC”.
Essa aproximação ganhou ainda mais força com a saída de Ronaldo Lessa (PDT), indo de vice-prefeito para vice-governador. Diante da licença de JHC e a vacância do vice, Galba Netto chegou a assumir o Executivo por cerca de 20 dias no ano passado.
À época, eles trocaram elogios. “Galba Netto tem me ajudado muito. Este é o fortalecimento, um complemento de um time que está jogando junto, que está dando certo e fazendo muito por nossa cidade”, disse JHC.
“Sou grato ao prefeito JHC, que segue uma linha de coerência, responsabilidade e decência na vida pública. Minha admiração e meu respeito por ele e sua família, sobretudo pela amizade que construímos. Eu me identifico bastante com o prefeito, principalmente pelo comportamento na atividade política que exerce”, falou, por sua vez, Netto.