Na contemporaneidade, os processos de criação em Dança têm se intensificado a partir de perspectivas híbridas, que dialogam com diferentes linguagens artísticas e, dessa forma, estão atravessadas por múltiplas proposições técnicas, poéticas e estéticas.
Tais noções bebem dos princípios da Dança Contemporânea ao convergirem com um pensamento fronteiriço e práticas interdisciplinares, propiciando experiências formativas em Dança a partir da investigação de distintas possibilidades na área das Artes.
Considerando esta potência formativa é que o Projeto de Extensão intitulado “Investigações entre Dança Jazz e Dança Contemporânea: possibilidades criativas, técnicas e poéticas”, orientado pelo Prof. Me. Crystian Castro, articula-se como um ambiente de ensino-aprendizado e de experimentação destes horizontes artísticos.
Vinculado à Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL e ao Curso Técnico de Dança desta instituição, o projeto tem como intuito principal promover experiências artístico-pedagógicas voltadas à Dança Jazz e à Dança Contemporânea, sobretudo evidenciando seus elementos técnicos, poéticos e criativos. As inscrições e a primeira aula acontecem hoje (11) e as aulas realizadas todas às terças na sala 18 da ETA, na Praça Sinimbu, às 16h30.
A proposta busca contemplar as especificidades da profissão de “intérprete-criador em dança contemporânea” – titulação a qual os(as/es) estudantes habilitam-se no curso técnico de Dança – proporcionando experiências no campo da criação e da investigação do movimento, especialmente investindo em uma perspectiva dialógica para a cena contemporânea.
Junto a isso, sendo a Dança Jazz uma técnica que não está presente no currículo de formação do curso e, ao mesmo tempo, reconhecendo-a como uma linguagem bastante solicitada pelos(as/es) estudantes por se identificarem com seus princípios, o projeto pode ser uma oportunidade para que os(as/es) discentes vivenciem estes modos de se mover e criar, balizados pela potência investigativa, crítica e performativa da Dança Contemporânea e do que significa desenvolver tais processos no âmbito acadêmico.
Enquanto atividade extracurricular, o projeto pode ser uma estratégia pedagógica para que estes sujeitos tenham contato e explorem novas práticas corporais, novas perspectivas estéticas e poéticas e, especialmente, produzam seus modos de criar atrelados(as/es) aos fundamentos que norteiam o projeto por um viés inter/trans/multi/pluridisciplinar.
As atividades também se estendem aos docentes do curso de Dança, bem como a estudantes e docentes de outros cursos da ETA e demais cursos na área das Artes da UFAL. Esta iniciativa procura intensificar os compartilhamentos de saberes-fazeres entre diferentes corpos e experiências artísticas, como modo de retroalimentar as investigações que acontecem tanto no contexto do projeto quanto nas múltiplas práticas realizadas em outros espaços que estes sujeitos participam.
Ademais, a comunidade de Maceió e região, mesmo que não vinculada à Universidade, também terá a possibilidade de integrar estas ações. O objetivo é fomentar a dança e a cultura para outros públicos interessados nas proposições estabelecidas pelo projeto, a fim de aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido no Curso Técnico de Dança e proporcionando um processo formativo e artístico gratuito e de qualidade.
Por fim, o projeto está comprometido com as demandas do nosso tempo, constituindo-se pelo intento de realizar um trabalho artístico-pedagógico democrático, crítico, que respeite as diversidades, as experiências dos corpos e suas interlocuções com o campo da Dança Jazz e da Dança Contemporânea. Assim, busca-se investir em um fazer-pensar nutrido da potência investigativa que permeia as abordagens contemporâneas de dança, tornando-se uma possibilidade (per)formativa de criação, reflexão e atuação no campo da Dança.
SERVIÇO
o quê: Projeto de extensão da Escola Técnica de Artes ETA/Ufal estuda as experiências artístico-pedagógicas voltadas à Dança Jazz e a Dança Contemporânea
aulas: todas às terças-feiras, 16h30
local: sala 18 da ETA
informações: @eta.ufal
Assessoria