Redação
Nesta terça-feira (18), o vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL), foi repreendido pela vereadora Olívia Tenório (MDB) após chamar de ‘porcaria’ músicas de artistas como Anitta, Ludmilla e Pabllo Vittar. A parlamentar pediu respeito às divergências por parte do colega de Câmara.
As falas foram dadas em repercussão à audiência pública sobre segurança nas escolas. No caso, Leonardo criticou a atual metodologia empregada no sistema de ensino e citou que na sua época havia ordem e disciplina. Foi nesse momento que mencionou as músicas.
“Hoje, com este relativismo moral, o professor que rezar um Pai Nosso com um aluno não vai dar uma semana para esse vídeo estar na internet e ser punido. Agora, quando dá o intervalo da aula, se toca de tudo de música que não presta”, disse.
“Tocar hino nacional nas escolas é uma afronta, uma ofensa para o aluno, mas tocar música porcaria de Ludmilla, Pabllo e Anitta e essa desgraça toda que nossa sociedade produziu, aí é legal”, completou.
Na sequência, Olívia pediu a palavra e disse que escuta esse gênero musical e nem por isso se tornou criminosa ou desrespeitosa. “Precisamos ter respeito com aquilo que a gente não gosta também. São artistas que passaram por muita coisa, superaram dificuldades para mostrar que são capazes.”
“Pabllo é da comunidade LGBTQIA+, que é a que mais morre no Brasil. Hoje tem mostrado que merece, sim, viver, ser reconhecido e ter sua produção cultural difundida”, completou ela.
Mais adiante na sessão, Dias voltou a tocar no assunto e disse que não se dirigiu às pessoas, mas sim à produção cultural delas, citando que não consegue admitir a disseminação da objetivação, coisificação e referência à apologia ao uso de drogas.
“Isso não pode estar no ambiente escolar. Não quero isso para os meus filhos”, finalizou o vereador.