Redação
Continua a repercutir a destinação de R$ 8 milhões por parte da Prefeitura de Maceió como forma de incentivar a Escola de Samba Beija-Flor, que terá a capital alagoana como seu enredo no carnaval de 2024. Segundo o vereador Joãozinho (PSD), o montante equivale a mais da metade do orçamento da Secretaria de Turismo.
“É exorbitante e inadmissível o valor desse patrocínio de R$ 8 milhões. Esse valor corresponde a mais da metade do orçamento de R$ 13 milhões aprovado em 2022 para a Secretaria de Turismo. Enquanto a Maceió real está carente de investimentos essenciais nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, podemos notar que a prioridade do prefeito JHC tem sido única e exclusiva a de se promover nas redes sociais”, criticou.
Joãozinho ainda citou que a Prefeitura só repassou R$ 10 mil para cada uma das seis escolas de samba de Maceió no carnaval deste ano. “Vou cobrar explicações ao Município para saber o motivo do valor desse generoso patrocínio ser tão alto”, prometeu.
A ala do MDB também criticou fortemente o patrocínio, incluindo o senador Renan Calheiros, o ministro Renan Filho e a deputada estadual Cibele Moura. Já o ex-deputado Regis Cavalcante, do Cidadania, disse que o prefeito está passando o IPTU para a Beija-Flor. “Será que não temos prioridades na cidade?”, questionou.
Outro lado
O trade turístico diz que Maceió como enredo da Beija-Flor promove destino e proporciona emprego e renda, pois é uma grande janela para o turismo. A audiência gerada pelo fato, não apenas no dia do evento, mas desde já, é incalculável.
“Outros destinos, como Recife, Fortaleza e Manaus, por exemplo, já adotaram estratégias semelhantes, obtendo ótimas respostas de marketing e vendas. Turismo é mercado. Se não houver estratégia de trabalho e ousadia para promoção, o público irá preferir outros destinos”, afirmou Pietro Coelho, diretor-comercial da rede de hotéis Ritz Brasil.