Redação
A Smile Saúde não vem cumprindo decisões judiciais para retomar o tratamento de crianças com autismo nas clínicas especializadas. A informação é da deputada estadual Cibele Moura (MDB), que vem acompanhando o caso.
Esta semana ela procurou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, em busca de apoio para que a Smile cumpra as cinco decisões liminares. A OAB, segundo a parlamentar, designou uma comissão para o caso e vai buscar solução.
“Agora, em mais uma decisão, a Justiça reconhece esta atitude como ato que atenta não só contra as pessoas com autismo, mas contra a dignidade do próprio sistema Judiciário, aplicando uma multa pelo descumprimento da decisão e determinando, ainda, a condução coercitiva do representante legal até uma autoridade policial para prestar esclarecimentos”, diz Cibele.
As crianças faziam tratamento na Clínica Envolver, referência na área, mas a operadora de saúde descredenciou a unidade no mês de março. No lugar, a Smile colocou clínica própria, mas que não reúne as condições necessárias, segundo os pais das crianças. O protesto foi noticiado pela reportagem da Folha.
Na época, a Smile não retornou às tentativas de contato. A reportagem segue aberta a esclarecimentos.