9 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
9 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Alagoas ganha primeira certificadora de produtos orgânicos

3 de julho de 2023
0
Alagoas ganha primeira certificadora de produtos orgânicos

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Os agricultores alagoanos que fabricam produtos orgânicos agora podem obter o Selo Brasileiro de Produto Orgânico por meio de uma entidade sediada no Alto Sertão do estado. A Associação Flor de Caraibeira é o primeiro Sistema Participativo de Garantia (SPG) de Alagoas, após ser credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A associação agora é uma OPAC – Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade, o que dá a ela poderes para emitir o selo brasileiro orgânico nos produtos de origem vegetal. O credenciamento é uma conquista que ampliará o acesso de agricultores ao mercado orgânico com agregação de valor aos produtos dos consórcios.

A Flor de Caraibeira é formada por mais de 70 famílias agricultoras que fazem o Sistema Participativo de Garantia funcionar, na verificação da qualidade orgânica, em Unidades Familiares Produtivas (UFPs). Dessas famílias, 29 receberam a autorização do MAPA.

Ela é o primeiro SPG/OPAC de Alagoas e tem apoio da Organização Social Diaconia há cinco anos, no âmbito do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, que assessora sete SPGs/OPACs no semiárido nordestino, dos quais seis são credenciados ao MAPA.

“Primeiro criamos os grupos locais, composto por um coordenador e secretário, e dentre os participantes tiramos uma Comissão de Ética, que faz o acompanhamento se as famílias estão produzindo conforme determina a legislação dos orgânicos e se não existe nenhuma inconformidade”, explica Rosana Pereira, presidente da Flor de Caraibeira.

As visitas são realizadas entre os produtores do grupo local e qualquer inconformidade a família recebe a devida orientação. “Preenchemos um formulário e fazemos a recomendação. Posteriormente, vem a Comissão de Verificação, formada por pessoas de diferentes grupos locais. Essa comissão verifica se a família vem cumprindo com o manual de procedimento e a legislação, e também se seguiu as recomendações da Comissão de Ética, quando houver”, detalha ela.

A principal vantagem desse modelo de certificação é tornar o processo mais acessível para pequenos agricultores familiares, fruto de anos de mobilização entre os diversos atores desse ecossistema.

“Ter a primeira OPAC em Alagoas abre muitas portas não só para os agricultores e agricultoras familiares, hoje associados da Flor da Caraibeira, mas sobretudo para os agricultores que podem se inspirar nessa vanguarda da associação. Isso abre uma perspectiva enorme de novos mercados, de melhoria de renda, de agregação de valor aos produtos dos produtores do Alto Sertão”, destaca Ana Accioly, consultora do projeto.

O processo de obtenção do reconhecimento junto ao MAPA contou com o apoio do Sebrae Alagoas, que promoveu a conexão entre os atores do ecossistema de inovação do Alto Sertão, além de colocar consultores para fazer o acompanhamento de todo o trâmite.

“Os próximos passos agora são conseguir conectar essa essa instituição, a OPAC, a possíveis compradores, a outras instituições que atuem com projetos de pesquisa voltados para essa área da agroprodução, de como fazer melhoramento desses produtos orgânicos e demais procedimentos do tipo”, revela Washington Lima, trainee da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae.

Segundo ele, a atuação do Sebrae se concentra na articulação dos atores para a inovação, na região, além de reconhecer as iniciativas inovadoras que já são executadas. “A gente tem outro caso lá no Sertão, uma associação de crédito do carbono que também está no mesmo processo de estruturação e reconhecimento”, completa ele.

Agência Sebrae

Você também pode gostar desses conteúdos

Polícia Civil investiga execução de jovem alvejado a tiros na Cidade Universitária
Geral

Polícia Civil investiga execução de jovem alvejado a tiros na Cidade Universitária

por Redação
8 de setembro de 2025
Morte em clínica de reabilitação: laudo revela agressões e intoxicação em corpo de vítima
Geral

Morte brutal de Cláudia Pollyanne completa um mês; comissão de amigos segue acompanhando as investigações

por Redação
8 de setembro de 2025
Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
Geral

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

por Redação
7 de setembro de 2025
Uncisal sedia Jornada Segura para aposentados e servidores prestes a se aposentarem
Geral

Uncisal sedia Jornada Segura para aposentados e servidores prestes a se aposentarem

por Redação
7 de setembro de 2025
Pesquisa aponta desigualdade da conexão digital no país
Geral

Pesquisa aponta desigualdade da conexão digital no país

por Redação
6 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Em plena pandemia, TJ tenta aumentar número de desembargadores em Alagoas

Inscrições para estágio em Direito no TJAL começam nesta terça (4)

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Profissional presente: campanha destaca papel dos médicos-veterinários no dia a dia da sociedade

8 de setembro de 2025
Sem categoria

Dyego Correia é o novo presidente do Sistema OCB em Alagoas

8 de setembro de 2025
Sem categoria

PT pode voltar a ter uma deputada mulher em Alagoas

8 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.