O decreto de nomeação do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicado nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União. Indicado pelo presidente Lula (PT) ao Supremo, Zanin teve sua indicação aprovada no último dia 21 de junho no Senado e vai ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
O próximo passo para o advogado começar a exercer seu mandato como ministro do Supremo é a tomada de posse do cargo, agendada para o próximo dia 3 de agosto. A data foi definida em reunião entre o próprio Zanin e a presidente da Corte, a ministra Rosa Weber.
Cristiano Zanin Martins nasceu há 47 anos em Piracicaba, no interior de São Paulo, e se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Especializou-se em litígios criminais e empresariais, e atuou nas áreas de direito econômico, empresarial e societário. Também deu aulas de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito.
Advogado, é sócio ao lado da esposa Valeska Teixeira do escritório Zanin Martins Advogados. Como defensor do presidente Lula travou ao menos dois embates que foram fundamentais para ganhar a total confiança do presidente.
Revista Fórum















