Os médicos alagoanos irão às urnas escolher seus novos conselheiros, nos próximos dias 14 e 15 de agosto. A eleição será realizada de forma 100% on line, das 8 às 20h (horário de Brasília), em ambos os dias. A eleição acontecerá de forma simultânea em todos os conselhos regionais de medicina do país.
Estão na disputa: a Chapa 1 “Evoluir com Ética e Responsabilidade” e a Chapa 2 “Renova Cremal”. Cerca de 6.700 médicos estão aptos a votar. A composição completa de cada uma pode ser vista no link a seguir: https://eleicoescrms.org.br/AL/composicao_e_propostas_das_chapas
A eleição do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) 2023, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.315/22, irá referendar 40 conselheiros, sendo 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Será eleita uma chapa, que irá decidir internamente quem fará parte da diretoria.
Poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no Cremal. O mandato dos conselheiros eleitos tem duração de cinco anos. A posse acontecerá no dia 1º de outubro deste ano. O mandato termina em 30 de setembro de 2028.
O voto é obrigatório a toda classe médica, sendo facultativo aos profissionais com mais de 70 anos.
Há penalidade para o médico(a) apto a votar que não comparecer às urnas. Se até 15 de outubro o profissional não justificar ou apresentar as razões do impedimento deverá pagar uma multa.
A votação acontecerá pela internet, por meio do site www.eleicoescrms.org.br, acessível pelo celular, desktop ou laptop, com o eleitor estando no Brasil, ou no exterior. Ao acessar a plataforma, o médico(a) deve confirmar a sua identidade, o que pode ser feito por certificado digital em token, certificado em nuvem, biometria facial, ou por um PIN recebido por e-mail ou SMS, com confirmação de data de nascimento.
A votação acontecerá também na sede do CRM, mesmo de forma on line. O Cremal disponibilizará, em suas sede, pessoal de apoio e computadores para auxiliar quem encontrar dificuldade para votar do seu próprio equipamento.
A apuração será feita por uma empresa contratada. Todo o processo é auditado e conta, ainda, com a supervisão das Comissões Nacional e Regional Eleitoral.
A apuração ocorrerá no ao término do último dia de votação, dia 15 de agosto, em uma cerimônia de encerramento, transmitida em tempo real pelo canal oficial do Conselho Federal no Youtube, a partir das 20h, e contará com com a presença virtual dos presidentes da Comissão Nacional Eleitoral e da Comissão Regional Eleitoral.
Considera-se eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos, entendendo-se por maioria simples o maior número de votos obtidos, excluídos os brancos, nulos e as ausências. Na hipótese de chapa única, esta será declarada vencedora se receber ao menos um voto válido. Em caso de empate, será considerada vencedora a chapa que tiver o candidato titular mais idoso.
Redação, com Assessoria