Redação
Maria Aparecida de Oliveira, conhecida por polemicas em seu canal na plataforma YouTube, foi presa nesta sexta-feira (21), em cumprimento de ordem judicial. A ação foi proposta pela juíza Emanuela Porangaba. Porangaba, criticada pela jornalista.
De acordo com o mandato de prisão sob o Nº do processo: 0729184-23.2023.8.02.0001 a jornalista foi presa pelos crimes de injuria, difamação e calúnia.
Esteve na casa da blogueira uma equipe da Polícia Civil de Alagoas. A prisão de Maria foi decretada pelo juiz George Omena, da 12ª Vara criminal de Maceió. Além disso, o Tribunal de Justiça não vai se pronunciar acerca do caso por se tratar de um segredo de justiça. Ela foi levada para Central de Flagrantes, e desta maneira irá aguardar audiência de custódia.
O advogado da jornalista informou que a mesma está surpresa e indignada com a prisão. Além disso, ele também disse que processo está acontecendo em segredo de justiça: “Foi uma representação de uma juíza, membro do Poder Judiciário de Alagoas. De imediato, devo dizer que é um caso excepcional. Porque é difícil se decretar uma prisão preventiva por, em tese, um crime sem violência e sem grave ameaça. Com esse fundamento, inclusive, vou pedir a liberdade provisória dela.” Disse.
Ainda de acordo com o advogado, caso a jornalista não seja libertada ele vai pedir a conversão da prisão em demais medidas cautelares.
Condenação
Maria foi condenada a quatro anos e treze dias de detenção no mês de janeiro deste ano por proferir mentiras pela internet.