27 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
27 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

37ª Edição do Mundaú Lagoa Aberta trará como debate o Agosto da Cultura Popular e o Agosto Lilás

4 de agosto de 2023
0
37ª Edição do Mundaú Lagoa Aberta trará como debate o Agosto da Cultura Popular e o Agosto Lilás

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No próximo domingo (06), a 37ª edição do evento Mundaú Lagoa Aberta, com o tema “Em Defesa e Respeito da Cultura Popular e da Vida das Mulheres em Alagoas”, que acontecerá no Monumento ao Milênio, Vergel do Lago, terá início a partir das 13h e debaterá temas relacionados às celebrações do Agosto da Cultura Popular e Agosto Lilás. O evento contará com uma programação diversificada que busca promover a cultura popular e a luta pelos direitos das mulheres.

O Mundaú Lagoa Aberta é um evento tradicional em Alagoas, realizado todo o primeiro domingo do mês, com o objetivo de promover a cultura e sensibilizar a sociedade para questões importantes. Nesta edição, reafirma seu compromisso com a cultura e a valorização feminina, buscando criar um espaço de diálogo e respeito entre todos os participantes. Junte-se a nós nessa jornada de celebração e transformação!

Sobre uma das homenagens do evento, o professor da Escola Técnica de Artes da Ufal – ETA, Jeamerson Santos, acerca da representatividade da cultura alagoana, diz que: “O professor e pesquisador José Acioli foi um dos professores que mais respeitou os saberes e fazeres das expressões artísticas da cultura popular alagoana. Era sua referência de ensino de arte e foi junto com ele dialogando sobre a potência das artes populares que desenvolvi o trabalho sobre olhar do ensino artístico Anti Racista. José Acioli, em sua didática, buscava a construção de relações de afeto e respeito contra a intolerância religiosa. Como professor sempre se postou como profissional de excelência por entender a importância e a responsabilidade na formação de futuros profissionais das artes. Sou grato por tê-lo como amigo e mestre”, conclui.

Em agosto, o Movimento dos Povos da Lagoas propõe roda de diálogo com o tema: Em Defesa e Respeito da Cultura Popular, com entidades, coletivos e fóruns da cultura alagoana para debater sobre esse momento único de acesso a leis e políticas públicas, em meio a muitas pautas e lutas na sociedade civil organizada.

Mônica Carvalho, Egbome do Ilé Axé Legioniré; membra Coletivo Iyá Egbé; membra da Rede Estadual de Mulheres de Comunidades Tradicionais de Alagoas e do Coletivo Levante Feminista Contra o Feminicídio Alagoas ressalta a importância da luta contra o feminicídio e de políticas públicas de defesa da mulher dizendo que: “Estamos em agosto de 2023 e Alagoas já contabiliza 15 feminicídios. A maioria desses casos na cidade de Maceió. A cidade mais perigosa para as mulheres hoje dentro do estado. Três desses feminicídios, em especial, os assassinos já estão presos e o Ministério Público já deu andamento nos seus processos, nas suas questões. Eles são reconhecidos pelo estado como feminicidas e nós precisamos então fazer com que os assassinos da Professora Elisabeth (morta em 01 de janeiro de 2023) e o assassino de Mãe Marcelle de Xangô, sejam levados a júri popular. A sociedade precisa julgar esses homens. O poder judiciário precisa dar celeridade aos casos de feminicídios e levar todos os feminicídios a júri popular. Esses homens precisam ser apresentados à sociedade como tais, pela monstruosidade de seus crimes. Eles precisam ser responsabilizados pela sociedade”, conclui.

A advogada da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres – CDDM, Paula Lopes, fala sobre a importância da conscientização do Agosto Lilás, dizendo que: “Agosto é um mês de lutas, um mês em que lembramos e enfatizamos a importância da Lei Maria da Penha (11.340/2006) através da Campanha que fala sobre os 5 tipos de violência doméstica contra a Mulher. Maria da Penha Maia Fernandes sobreviveu a duas tentativas de feminicídio, mas seu agressor não foi preso à época, porque no código Penal não existia esse tipo de crime descrito. Ela lutou, e junto ao Cladem expuseram a situação na Corte Interamericana de Direitos Humanos até que o Brasil fosse recomendado a criar esta Lei para coibir a violência e cuidar das vítimas e sobreviventes. Convido a todos para o Mundaú Lagoa Aberta, para esclarecer qualquer dúvida relacionada a este tema”, finaliza.

Esta edição conta com o Projeto Memórias, mediado pela radialista, comunicadora popular e diretora de cultura e conteúdo da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço Brasil), Rejane Barros, que já possui uma relação com o Mundaú Lagoa Aberta e os movimentos que fazem parte do meio trazendo as pautas para debate em seu Programa no Rádio e nas Redes. Para ela, o Projeto é mais uma forma de enfatizar a importância da comunicação comunitária para o conhecimento de ações populares que há muitos anos acontecem em nosso estado: “A comunicação comunitária junto aos movimentos sociais transformam a vida dos povos e das comunidades, pois comunicação é um direito humano prioritário. As pautas que eu trago nos rádios e redes são sobre políticas públicas, pela cultura, pela mulher e a não-violência, e nisso eu estou sendo ouvida por pessoas que lutam junto comigo em todo o país. Eu já tenho essa parceria com o Mundaú Lagoa Aberta e consigo falar com todos os projetos e entidades que o compõem, e agora vou poder ainda mais estar ali com os movimentos e as pessoas dentro da sua realidade. E se chama justamente Memórias porque é isso que nós vamos guardar nos nossos arquivos sobre o fazer cultural, no ouvir, na história, dos mestres e mestras… Então, são experiências incríveis de como a gente precisa desse meio de comunicação para fortalecer as nossas lutas”, conclui.

Também integrando a programação do Mundaú Lagoa Aberta, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Marcelo Vieira, ressalta a importância da conscientização contra o trabalho infantil com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil que promoverá a primeira corrida de rua na orla lagunar, dizendo que: “O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) e o Ministério Público do Trabalho da 19ª Região (MPT19), vinculados ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, em conjunto com o FETIPAT – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, estão desenvolvendo o projeto “Corridinha para o Futuro”, que tem como produto a realização de corridas de rua em comunidades carentes, voltadas para crianças. O Projeto conta com a operacionalização financeira da ASSTRAXIX e realização técnica das empresas CONTIME E ATTIVA LOG”, finaliza.

Ainda nas atividades do dia, para o coordenador do Coletivo Nois q Faiz, Diego Verdino: “O Duelo de MCs Nacional, é a maior competição de rap improvisado do mundo e tem uma etapa alagoana, desde o ano de 2016, resultado do intercâmbio entre o coletivo alagoano Nois Q Faiz (através da Batalha Marginal) e o coletivo mineiro Família de Rua, idealizador do projeto. Considerado o “campeonato brasileiro das batalhas de rimas”, o evento circula todos os estados do Brasil – incluindo o Distrito Federal -, classificando um MC (mestre/mestra de cerimônia) de cada estado, para disputar a Grande Final, na capital mineira, a cidade de Belo Horizonte. Desde antes do início do Duelo Nacional, em 2012, a Família de Rua vem estimulando e fomentando uma importante rede de fazedores e fazedoras de expressivas batalhas de rimas de todo o país, espaços esses que vêm formando a cultura crítica de uma vasta juventude inserida no contexto urbano de várias cidades do Brasil”, finaliza.

Fechamento de pauta: (82) 98220-3194 / (82) 98849-2085

A programação:

13:30 a 17:00: Concentração e corrida com crianças promovida pelo TRT.

13:30: Espaço de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha e caminhos contra a violência contra as mulheres, com mediação do CDDM e SEMUDH.

Homenagem à Mãe Marcelle de Xangô.

Mutirão aberto à comunidade com a presença de advogadas e psicólogas para atendimento às mulheres.

14:00: Abertura com uma homenagem ao Professor Acioli, seguida por uma Roda de Diálogos sobre o Agosto em Defesa da Cultura Popular, com a participação de fóruns e coletivos de Maceió, Alagoas.

Apresentações culturais:
-Capoeira Engenho Velho
-Boi Fênix
-Coco Sensashow
-Cia Talent show
-Projeto Erê/Arteiro e Atividade Socioambiental com a Startup Enxame,
-Duelo de MCs Nacional – “Nois Q Faiz” – Batalha Marginal com performances de música e poesia.

-Ação de educação ambiental – SEMARH

-Atividade da SEMUDH em prol do Agosto Lilás, com ação de conscientização e fortalecimento da autoestima feminina.

Serviço:
37ª Edição Mundaú Lagoa Aberta
Local: Monumento ao Milênio
Data: 06/08/2023
Horário: A partir das 13:00

Para mais informações, favor entrar em contato através das redes sociais:

Instagram:
@movimentodospovosdaslagoas
@institutoidealal
@projetoere_al @coletivo_enxame
@kekarabelo_al
Facebook: Movlagoas
YouTube: TV Beira da Lagoa

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da Ufal, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento dos Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural – Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

Coordenação Geral:
Keka Rabelo

Coordenação Técnica:
Instituto Ideal, Coletivo Nois q Faiz, Kuca Melo Empreendimentos

Coordenação de comunicação:
Projeto Bureau de Comunicação Comunitária e Agerp Ufal

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Pensamento crítico segue essencial na era da IA, avaliam executivos
Sem categoria

Pensamento crítico segue essencial na era da IA, avaliam executivos

por Redação
27 de setembro de 2025
Estudo mostra que demarcar terras indígenas melhora saúde da população
Sem categoria

Estudo mostra que demarcar terras indígenas melhora saúde da população

por Redação
27 de setembro de 2025
Trânsito causa até 10 vezes mais sequelas que mortes, alerta CFM
Sem categoria

Trânsito causa até 10 vezes mais sequelas que mortes, alerta CFM

por Redação
27 de setembro de 2025
Preço do café no supermercado pode subir até 15% nos próximos dias
Sem categoria

Preço do café no supermercado pode subir até 15% nos próximos dias

por Redação
27 de setembro de 2025
Setenta e oito estudantes da Rede Estadual recebem medalhas da OBMEP
Sem categoria

Setenta e oito estudantes da Rede Estadual recebem medalhas da OBMEP

por Redação
27 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Jogador que fez postagem homofóbica contra Marta pede demissão

Jogador que fez postagem homofóbica contra Marta pede demissão

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

principal

TV Gazeta de Alagoas deixa de exibir programação da Globo; confira novo canal

27 de setembro de 2025
Sem categoria

Pensamento crítico segue essencial na era da IA, avaliam executivos

27 de setembro de 2025
Sem categoria

Estudo mostra que demarcar terras indígenas melhora saúde da população

27 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.