Redação
Um tremor de terra magnitude 2.1 foi registrado em Arapiraca, maior município do interior alagoano, durante esta sexta-feira (25). O abalo foi confirmado às 16h34 pelo laboratório de sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Nas redes sociais, moradores de diversos bairros relataram que sentiram a terra tremer, embora de maneira rápida. “As paredes da minha casa tremeram. Fiquei assustada”, disse uma residente do bairro João Paulo II.
“Aqui no laboratório que eu trabalho, balançou o prédio rápido”, relatou um funcionário. “No bairro Brasília, também saímos correndo de casa”, afirmou outra arapiraquense.
Algumas pessoas chegaram a culpar a Mineradora Vale Verde, que fica na vizinha cidade de Craíbas, onde a população reclama de tremores causados por explosões para extração de cobre. A companhia, no entanto, negou relação.
“A Mineração Vale Verde (MVV) vem por meio desta nota oficial dizer que os recentes tremores de terra sentidos em Arapiraca-AL não têm nexo causal com os desmontes controlados da empresa”, explicou e reforçou:
“Os desmontes são preferencialmente agendados para ocorrer às quintas-feiras, por volta de 12h (meio-dia). Essa escolha foi feita em consenso com as comunidades locais, com vistas ao menor impacto possível e garantindo que a população seja sempre devidamente informada antes e após cada evento.”