A atual diretora financeira do Sebrae, Margarete Coelho, deverá assumir a presidência da da Caixa Econômica Federal no lugar da atual presidente, Rita Serrano.
De acordo com o Estadão/Broadcast, do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão já teria sido tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a alteração deverá ser precedida por mudanças no comando das vice-presidências do banco para abrigar o PP e Republicanos.
Margarete é ex-deputada federal filiada ao PP do Piauí e próxima do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira (PP-PI).
“A substituição de Serrano, funcionária de carreira do banco, faz parte de uma dança das cadeiras para acomodar o Centrão. Inicialmente, o PP havia indicado para o posto Gilberto Occhi. Ex-ministro, ele também comandou a Caixa durante o governo de Michel Temer (MDB). No entanto, pessoas próximas a Lula têm feito pressão para que o posto não deixe de ser ocupado por uma mulher”, ressalta a reportagem.
A expectativa é de que as mudanças sejam anunciadas entre quarta-feira a (30) e quinta-feira (31), antes da viagem que Lula fará ao Piauí e ao Rio Grande do Norte no final da semana.
Agências