Redação
Vereadoras por Maceió, Olívia Tenório (MDB) e Teca Nelma (PSD) criticaram duramente o projeto de lei (PL) do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que visa a proibição da entrada de pessoas trans em banheiros de uso exclusivo para o sexo feminino e masculino, seja em estabelecimentos públicos ou privados de Alagoas.
Caso uma empresa ou instituição tenha o interesse em atender de maneira específica ao público de gênero neutro ou trans, a proposta sugere a criação de banheiros designados para essa finalidade. Ou seja, a criação de um terceiro banheiro. Para Olívia, isso contradiz tudo o que se tem buscado até hoje.
“Estamos empenhados diariamente em transformar nosso município em um lugar mais inclusivo, com mais oportunidades, dignidade e, acima de tudo, respeito para a população LGBTQIAPN+”, disse ela.
“É nosso dever garantir que todos os cidadãos e cidadãs, independentemente de sua identidade de gênero, tenham igualdade de acesso e tratamento em espaços públicos, como banheiros”, completou Olívia.
Teca, por sua vez, afirmou que o projeto se trata de uma ofensa que busca suprimir os direitos das pessoas trans, que adoecem todos os dias por não poderem ter seu direito assegurado.
“É alarmante ver a Câmara Federal buscando proibir o casamento homoafetivo, a Câmara de Vereadores de Maceió se opondo ao Dia da Visibilidade Bissexual e a Assembleia Legislativa Estadual combatendo o direito das pessoas trans de terem suas necessidades fisiológicas respeitadas”, comentou.