9 de maio de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
9 de maio de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Livro que debate o papel das torcidas organizadas é lançado em Alagoas

A convite do autor Bispo Filho, autoridades, entidades ligadas ao futebol e representantes de torcidas organizadas debateram o tema de forma positiva

7 de novembro de 2023
0
Livro que debate o papel das torcidas organizadas é lançado em Alagoas

Foto: Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O livro “Torcidas Organizadas e Periferia: Identidade e Pertencimento”, de autoria de Bispo Filho, foi lançado na manhã desta segunda-feira (06), no auditório da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, que fica no Estádio Rei Pele.

Entre os convidados, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, a promotora de justiça, Sandra Malta, o chefe do setor de eventos da Polícia Militar, tenente-coronel Iraque, o presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Luiz Cláudio do Carmo, o vereador por Arapiraca, Adriano Targino, o advogado Romany Roland, e o conselheiro do CRB, Ricardo Moraes. 

Representantes das torcidas organizadas Mancha Azul (CSA), Povão Azulino (CSA), Comando Alvirrubro (CRB) e Mancha Negra (ASA) também marcaram presença. 

Bispo filho fez a abertura do evento e falou sobre a escolha do tema. Ele também apresentou o projeto “Cuidando da Sua Casa”, que tem como objetivo promover uma mudança significativa na cultura das torcidas organizadas, direcionando suas paixões para ações construtivas e responsáveis.

Logo depois, o assunto foi colocado em debate entre os convidados. “Nós entendemos a importância das torcidas organizadas dentro dos estádios e para os clubes que torcem. Precisamos unir forças para construir um ambiente de paz, onde as ações positivas superem as negativas e enquanto instituição iremos contribuir em tudo aquilo que for possível ser feito” disse o presidente da FAF, Felipe Feijó.

“O papel das torcidas organizadas precisa ser debatido na sociedade bem como melhor esclarecido. O livro veio em boa hora para que juntos possamos mostrar que a torcida organizada traz muito mais benefícios. O Brasil é o país do futebol e da alegria e as torcidas organizadas seguem essa linha também. Precisamos tirar esse estigma de violência atrelado a elas”, afirmou o presidente da Anatorg, Luiz Claudio do Carmo. 

“Parabenizo o Bispo Filho pela iniciativa. É um assunto que muito interessa à Polícia Militar. Acredito que todos nós podemos contribuir para que haja paz nos estádios e fora deles e assim, possamos reduzir essa rivalidade”, contou o chefe de eventos da PM, Tenente-Coronel Iraque. 

Livro

No livro “Torcidas Organizadas e Periferia: Identidade e Pertencimento” é feita uma avaliação dos grupos que formam uma torcida organizada no Brasil. A obra debate o verdadeiro papel das torcidas organizadas e como reverter a associação à violência. 

“As torcidas organizadas são uma parte vibrante e fascinante da cultura brasileira, enriquecendo a vida de muitos e deixando uma marca indelével na sociedade. Elas podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da identidade e pertencimento de seus membros. Com apoio e incentivo, podemos mudar essa realidade de violência e mostrar como pode ser transformador o papel da torcida organizada na sociedade”, disse Bispo Filho.

O livro está disponível para venda na plataforma/link https://josebispo.b2w.net.br e custa R$ 21,28. Mais informações pelo telefone (82) 9 9641-0802. Para saber mais também sobre o autor, acesse a página no Instagram @bispofilho. 

O autor

Bispo Filho é administrador de empresas por formação e é voluntário social há mais de 25 anos. Ele é Presidente da Cooperativa Social de Ressocialização para Dependentes Químicos em Recuperação (Coredeq), que é registrada no Sistema OCB Alagoas, onde também é conselheiro administrativo.

Além dessa obra, Bispo Filho está lançando mais dois livros: “Anna – Caminhos para Sobriedade” e “Cooperativismo e Periferia – Sustentabilidade Social, Cultural e Econômica nas Quebradas”. 

Anatorg e torcidas organizadas

No último final de semana, o presidente da Anatorg, Luiz Claudio do Carmo, e Bispo Filho visitaram as sedes das torcidas organizadas em Maceió e Arapiraca. Durante os encontros, Luiz Claudio conversou com torcedores sobre temas como violência, a importância de diálogo com o poder público, racismo, homofobia, entre outros, e conheceu os trabalhos das organizações. 

“As torcidas organizadas realizam trabalhos pouco divulgados como ações sociais. Temos também que mostrar o que elas têm de bom e não só violência”, conta Luiz Claudio. 

“O debate é muito importante para gente, pois queremos mostrar que a Mancha Azul faz um trabalho voltado também para nossa comunidade”, afirmou o presidente da Mancha Azul, Neto Andrade. 

“Um grande trabalho a ser feito nas torcidas e que estamos aplicando na Comando é o da prevenção, assim podemos reduzir os episódios de violência”, falou o Presidente da Comando Alvirrubro, Gleison Rafael.

“Não queremos violência nos estádios e nem fora deles. Não há motivo para isso, só apenas para celebrar o futebol”, disse o presidente da Mancha Negra, Wesley Carvalho.

“Esse debate do verdadeiro papel da torcida organizada já é nossa pauta, tanto que nosso lema é Futebol, Paz e Atitude”, contou o presidente da torcida Povão Azulino, Márcio Miranda. 

/Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Brasil goleia Espanha e avança à semifinal do Mundial de futebol de areia
Esporte

Brasil goleia Espanha e avança à semifinal do Mundial de futebol de areia

por Redação
8 de maio de 2025
Investigação: Flamengo diz que confia em Bruno Henrique e dará suporte ao atleta
Esporte

STJD abre inquérito para investigar caso de aposta de Bruno Henrique, do Flamengo

por Redação
7 de maio de 2025
Daniel Alves é condenado a 4 anos e meio por estupro
Esporte

Promotoria de Barcelona recorre contra absolvição de Daniel Alves por estupro

por Redação
7 de maio de 2025
Ministro Gilmar Mendes vota para manter presidente da CBF no cargo
Esporte

Deputada pede ao STF afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da CBF

por Redação
6 de maio de 2025
Jogador do América Mineiro é liberado pela polícia após acusação de racismo
Esporte

Jogador do América Mineiro é liberado pela polícia após acusação de racismo

por Redação
5 de maio de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Réu é condenado a mais de 32 anos por matar adolescente em Maceió

Réu é condenado a mais de 32 anos por matar adolescente em Maceió

Justiça determina que JHC repasse ao FAM R$ 25 milhões pagos pela Braskem

Justiça nega tentativa de censura de JHC contra advogada

8 de maio de 2025
Italiano causa polêmica ao fazer turismo sexual em Maceió: “40 euros apenas”

Italiano causa polêmica ao fazer turismo sexual em Maceió: “40 euros apenas”

7 de maio de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

HGE realiza a 12ª captação de órgãos deste ano e mais cinco pessoas terão a vida salva

8 de maio de 2025
Cultura

CPI das Bets marca depoimento da influenciadora Virginia Fonseca para o dia 13

8 de maio de 2025
Política

Ninguém ficará prejudicado com descontos indevidos do INSS, promete Tebet

8 de maio de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.