A Prefeitura de Maceió criou o Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que tem como objetivo diminuir as desigualdades e combater o racismo na capital. A posse será nesta terça-feira (14), às 14h, no auditório da sede, no Jaraguá.
O Comitê é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e contará com um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal.
O comitê vai atuar na criação de estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, bem como propor, acompanhar, monitorar medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.
“Esta é a primeira vez que uma capital brasileira toma a iniciativa de criar um comitê com o objetivo de promover igualdade racial e combater o racismo. Então, entendo que, como experiência de gestão, esse comitê será um espaço de aprendizado mútuo para todas as representações e uma oportunidade de avançarmos na pauta da igualdade”, disse a coordenadora do Instituto Raízes da África, Arísia Barros.
“Estamos avançando cada vez mais por uma Maceió mais representativa e inclusiva para todos e todas. Essas mudanças são essenciais para que possamos solucionar problemas estruturais de nossa sociedade”, afirma Ana Paula Mendes, secretária da Semuc.
/Assessoria