Redação*
Com investimento estimado em R$ 105 milhões, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pretende construir o Hospital Universitário do Agreste Alagoano, que ficará numa área de 15 mil metros quadrados em Arapiraca.
O projeto já foi apresentado, mas o pleito ainda está em análise pelo Ministério da Educação (MEC). A gestão seria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em patamar similar ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o famoso HU, de Maceió.
O hospital escola contará com um quadro assistencial de 190 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais assistenciais de níveis médio e superior. As vagas para o pessoal administrativo serão por volta de 210.
Esses números serão ampliados e, até o semestre 2028.1, serão 760 profissionais do quadro assistencial e 836 do administrativo. Além disso, servirá como campo de prática do curso de Medicina da Ufal.
“Fixação de profissionais docentes na consolidação do curso e de impacto direto na oferta de residências médicas, ampliação das atividades secundária e terciária, fortalecimento de serviços de saúde, bem como atrativo de permanência dos egressos para atuação profissional e exercício da medicina no interior”, justifica o plano.
Tal medida faz parte da ampliação do curso de Medicina da Ufal, que vai ofertar mais 80 vagas a partir de 2025, sendo 60 no campus Maceió e 20 no Arapiraca, triplicando a quantidade na comparação com 2015, conforme demanda do MEC.
*com info Ufal