Redação*
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6606/16 que garante às pessoas idosas o acesso imediato a tratamento de câncer diagnosticado. O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
A justificativa para a medida se ampara na compreensão de que um diagnóstico precoce e o início imediato da terapia são essenciais para o sucesso do tratamento. Destaca-se, especialmente para os idosos, a fragilidade orgânica relacionada à idade avançada, reforçando a importância do acesso imediato à terapia como forma de preservar a dignidade desse grupo populacional.
O relator do texto, deputado Luiz Lima (PL-RJ), recomendou a aprovação do projeto, “o início tempestivo do tratamento, além de melhorar as chances de sucesso, será também benéfico ao SUS [Sistema Único de Saúde], por evitar a piora e o agravamento e as consequentes internações prolongadas”.
Ele afirmou ainda que, entre as doenças crônico-degenerativas, o câncer é a segunda causa de morte em idosos no Brasil, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório (como derrame e insuficiência cardíaca).
/Agência Câmara de Notícias