Redação
Completa-se hoje o primeiro aniversário da invasão aos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Nesta data simbólica, diversos políticos comentaram sobre o assunto, incluindo os alagoanos.
Para o governador Paulo Dantas (MDB), o 8 de janeiro jamais será esquecido. “Mesmo com tentativa de golpe no Brasil, a democracia venceu. Não permitiremos qualquer tipo de autoritarismo e ataques aos três poderes. Hoje é dia de reafirmar: democracia sempre”.
Ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), também reforçou que defender a democracia é respeitar a soberania de um povo.
“Hoje é dia de reafirmar a defesa da democracia, base que garante o equilíbrio entre poderes e nosso bem mais valioso: a liberdade. Não esqueçamos tudo que aconteceu para que um 8 de janeiro como o de 2023 não se repita”, disse.
“Lembrar a barbárie é não deixar esquecer”, resumiu, por sua vez, o senador Renan Calheiros (MDB).
Já segundo o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), a democracia é o único caminho possível para o desenvolvimento. Ele elaborou uma carta, como representante principal dos deputados, de repúdio aos atos violentos.
“Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal. A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição. Devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país”, emendou.