Redação*
O ministro Flávio Dino propõe a obrigatoriedade de câmeras em fardas de policiais em todo o território brasileiro como requisito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O texto enviado à Casa Civil é o último ato de Dino à frente do Ministério da Justiça.
Segundo ele, apesar da resistência, o uso do equipamento nas fardas é bem aceito por ‘proteger os bons policiais’.
“Houve uma consulta publica ampla com todas as equipes dos estados. Há alguns que são contras, mas a maioria concordou porque há a convenção de que as câmeras protegem os bons policiais. O bom policial consegue mostrar quando for falsamente acusado e, mais, você aprimora a prova”, disse.
O Sistema Único de Segurança Pública foi criado em 2018 durante o governo do ex-presidente Michel Temer e prevê o compartilhamento de dados e a cooperação entre órgãos de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal.
“O Sistema Único de Segurança Pública foi criado em 2018 pelo governo do ex-presidente Michel Temer. Agora, estamos propondo incluir no Susp a obrigatoriedade da implantação de câmeras corporais. Será o último documento que vou assinar como ministro da Justiça. As diretrizes técnicas ficarão para o ministro Lewandowski examinar”, afirmou Dino durante a entrevista.
A proposta aguarda análise e possíveis ajustes antes de seguir para apreciação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
/Com informações do O GLOBO e G1