Redação
O deputado federal Alfredo Gaspar (União) formalizou um requerimento para pedir que o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apresente os planos que serão adotados para a segurança pública brasileira.
Trata-se da primeira cobrança parlamentar recebida por Lewandowski, empossado na semana passada, no lugar de Flávio Dino, que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para o deputado alagoano, os números apresentados pelo antecessor divergem da situação vivida pelo povo no dia a dia.
“Apesar das estatísticas apresentadas se mostrarem como uma gestão positiva e exitosa do ministro Flavio Dino à frente do ministério, o dado concreto, que é a resposta da população à sensação de segurança, mostra-se insatisfatório”, afirma Gaspar.
“A passagem do comando da pasta não pode ser comemorada como tendo sido uma gestão proveitosa, haja vista a insatisfação da maioria dos brasileiros, bem como os casos concretos de violência que assolaram o país em 2023″, completa.
Segundo Gaspar, que chefiou a segurança pública alagoana por anos, é preciso entender quais as metas e as medidas para a pasta, pois o brasileiro precisa se sentir seguro. “Como serão combatidos os avanços do crime organizado? Como será tratada a questão dos presídios federais e da ação das facções criminosas? Quais medidas serão adotadas para dirimir a corrupção?”, questiona.