Em reunião realizada nesta sexta-feira (23), no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o presidente da Corte, desembargador Klever Loureiro, se comprometeu, junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), a publicar uma resolução que permita aos advogados e advogadas fiscalizar todo o processo.
Isso desde a auditoria das urnas até a finalização do pleito, assim como ocorreu nas eleições passadas. Outras conquistas também foram alcançadas. Entre elas, está a garantia de uma sala da advocacia no novo fórum da capital.
Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/AL, Francisco Dantas, a parceria com o TRE/AL só reforça a Democracia e o importante papel da Ordem no processo eleitoral.
“Durante a reunião, nós solicitamos e houve o comprometimento da corte de publicar uma resolução garantindo que os advogados e advogadas também fiscalizem o processo eleitoral, adentrando nos colégios eleitorais, participando da preparação das urnas, da votação paralela, da auditoria das urnas, do início da votação e até o fim, quando são colhidos os resultados. Isso já foi implementado na gestão passada e eles já se comprometeram a adotar também”, afirma Dantas.
No encontro realizado no TRE/AL, que também contou com a participação do Instituto de Direito Eleitoral (Idea), outras demandas da advocacia também foram discutidas.
/Redação, com Ascom OAB