Ana Júlia Gomes*
Neste domingo (25), acontecerá a I Caminhada Pela Causa Animal no município de Rio Largo. O momento iniciará a partir das 8h e a concentração será na praça São Benedito, no centro da cidade. O evento busca cobrar dos poderes responsáveis que cumpram com as leis e conscientizar a população sobre as consequências dos maus tratos existentes.
“A ideia da caminhada surgiu pela falta de medidas públicas no município, que está ocasionando um caos na cidade”, diz Verônica Lucena, protetora independente e membro da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL. Ela faz referência a um acidente recente ocorrido na cidade, em que um carro capotou e ocasionou a morte do cidadão e do animal envolvidos. “São vários animais abandonados nas ruas, sem nenhum controle dos poderes públicos, resultando em acidentes”, continua ela.
É reivindicada a implementação da lei 13.426, de 2017, que visa o controle de natalidade de cães e gatos em todo o território nacional, bem como da lei 1.862 de 2019. Essa última foi sancionada pelo prefeito do município, cujo objetivo era promover o controle populacional desses animais através da castração, em consonância com as exigências dos conselhos federal e estadual de Medicina Veterinária.
A caminhada é organizada por um grupo de protetores de vários bairros de Rio Largo. Verônica ressalta que não existiu nenhum apoio de cunho político, apenas investimento próprio dos protetores e doações vindas de pessoas próximas movidas pela causa. Ela alega, ainda, que foram enviados ofícios, tanto para a Polícia Militar, quanto para a prefeitura, com o propósito de comunicar sobre a realização do momento.
“Investimos na divulgação e contamos apenas com a função social de cada pessoa envolvida. A praça é bem centralizada, o fluxo de pessoas é grande no domingo, por causa da feira municipal que acontece”, explica sobre o planejamento da ação. A protetora afirma que a cobrança pretende continuar, mesmo após o fim da caminhada, caso não haja um retorno por parte das autoridades.
/Estagiária com supervisão