*Redação
Em reunião de líderes na última quinta-feira (29), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou três textos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê, além do fim da reeleição para cargos do Executivo, cinco anos de mandato para deputados e dez anos para senadores.
“O que eu já percebi até agora: que há o sentimento majoritário de que o instituto da reeleição é uma coisa que a maioria dos senadores entende que não é benéfica ao país, ao regime democrático. Que não está funcionando”, disse o senador à imprensa após a reunião.
Além de mudar o período de mandato, duas das PECs determinam a coincidência de data das eleições gerais e municipais, aconteceria ao mesmo tempo a escolha de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente da República.
Segundo Castro, nada será aplicado de imediato. As propostas para o fim da reeleição e mudança no tempo de mandato seguem diferentes regras de transição, que ainda não foram definidas, porque serão feitas em acordo com as lideranças.
Não houve a deliberação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele e outras lideranças faltaram ao encontro. A reunião foi esvaziada.
/Agência Brasil