*Redação
Foi divulgado, no último domingo (3), um levantamento feito pela Quaest sobre a opinião dos brasileiros quanto à atuação do ex-juiz Sergio Moro na operação Lava Jato. A pesquisa mostrou que 44% dos entrevistados reprova a condução do atual senador (União-PR).
Os que aprovam constam 40% do total. Esse resultado representa um empate técnico (3% não aprova, nem desaprova), ao considerar a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A desaprovação de Moro, considerado suspeito na condução do processo contra o presidente Lula (PT) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é maior entre pessoas com mais de 60 anos (52%); os que ganham até 2 salários mínimos (48%); e residentes do Nordeste (57%).
O ex-juiz recebe maior aprovação entre os homens (46%); na faixa de quem tem entre 16 a 34 anos (43%); e no grupo de residentes na região Sul do País (49%). Ele também é mais aprovado no grupo que ganha mais de 5 salários mínimos (47%).
O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 cidades e foi encomendado pela Genial Investimentos. Sergio Moro será julgado, a partir de 1° de abril, e pode ter seu mandato cassado.
Ele responde, em duas ações que serão julgadas em conjunto, por abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022. Moro nega as irregularidades e afirma que não obteve vantagem eleitoral.
/Agência Brasil