Da Redação
A janela partidária que vai até 5 de abril promete ser a mais movimentada da história da Câmara de Maceió, com diversas trocas de legenda. Até agora, três vereadores já estão oficialmente de casa nova: Kelmann Vieira, Chico Filho e Joãozinho.
De volta à Câmara para reforçar a oposição, após anos como secretário estadual de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira saiu do Podemos em direção ao MDB, com aval dos Calheiros. Ele deve coordenar os trabalhos do partido visando à eleição deste ano.
“Tenho uma grande satisfação de voltar a esse partido que foi o primeiro que me acolheu quando decidi entrar para a política. Estamos preparados para, juntos do Tio Rafa, percorrer Maceió e pensar no melhor para nossa cidade”, afirmou Kelmann.
Também em direção ao MDB, que teve a debandada de vereadores indo para a base do prefeito JHC (PL), Joãozinho deixa o PSD, de Rui Palmeira, que é aliado dos Calheiros. Nos últimos meses, ele fez um trabalho de oposição ao lado do emedebista Zé Márcio Filho.
“Primeiramente, quero agradecer ao governador Paulo Dantas, que me convidou para fazer parte do MDB Alagoas. Chego ao partido para somar. Vamos construir uma chapa competitiva para disputar o pleito eleitoral deste ano, com o objetivo de tentar ampliar o máximo possível o número de vereadores na Câmara de Maceió”, afirmou Joãozinho.
Do outro lado, o líder do governo, Chico Filho, vai ao PL após saída do MDB, onde era benquisto, mas que por algumas razões e discordâncias, decidiu se aliar a JHC. “Como líder do governo, faço questão de ser o primeiro vereador a me filiar ao PL para a eleição de 2024”, publicou ele.
“Ao lado do prefeito JHC, que é o presidente do PL, estou esperançoso em participar do próximo pleito para continuar servindo ao povo de Maceió”, emendou.
Esse é apenas o início das movimentações oficiais que englobam a maioria dos edis, já que o destino de muitos já é dado como certo há meses, com boa parte deles rumando ao PL, confirmando a aliança com JHC. Dos 25 vereadores, pelo menos 17 estão com o atual prefeito.