Da Redação
A disputa pelas 27 cadeiras em jogo para o quadriênio 2025-2028 na Câmara de Maceió deve contar com mais de 300 candidatos, em eleição marcada para o mês de outubro.
Na comparação, houve mais de 600 postulantes por 25 vagas no último pleito, em 2020. A diferença se dá não pelo menor interesse, mas por mudança na legislação, já que, em 2021, houve a criação das federações partidárias, rememorando as antigas coligações.
Na época, cada partido poderia apresentar até 38 candidatos, no entanto, agora o cenário mudou, como explica o analista político alagoano Marcelo Bastos:
“Na eleição de 2024, com a nova regra eleitoral, cada partido poderá apresentar até 28 candidatos e como existe a possibilidade real de 11 (PL, PP, Republicanos, União Brasil, Podemos, MDB, PSB, SD, Federação Brasil, PSD e PDT) apresentarem chapas para a disputa, isso permitirá a existência de mais de 300 candidatos disputando as 27 vagas para a Câmara de Maceió”, diz Marcelo.
Além do mais, para a próxima legislatura, a Câmara aumentou mais dois assentos. A janela partidária, vale citar, fechou no último dia 5 de abril, com cada partido definindo seus pré-candidatos. Entre 20 de julho e 5 de agosto serão realizadas as convenções e o lançamento oficial das chapas.