O Ilé N’Ifé Omi Omo Posú Betá realizará uma roda de troca de saberes ancestrais na próxima sexta-feira (3). Intitulado como “Canjerê do Posubétá”, o evento acontece na Rua Luiz Campos Teixeira, 290, no bairro da Ponta da Terra, em Maceió.
Programado para começar às 15h, o evento terá a abertura da matriaca da casa Mãe Miriam, Patrimônio Vivo de Alagoas, com a fala sobre a ‘História da religião afro’. Logo após a mesa com a presença da antropóloga e mestranda Tamara Caetano e do jornalista e mestrando em antropologia Railton Teixeira com o tema: Terreiro, memória e patrimônio.
A programação ainda contará com a fala sobre o autocuidado feminino a partir de conhecimento ancestral com a antropóloga Roseane Silva. Além da fala do ogãn Adeilson Alexandre sobre os orikis: histórias e lendas. Encerrando a programação terá o pocket show de Mateus Aleluia Filho.
Canjerê é uma palavra em Yoruba e quer dizer ritual sagrado. De acordo com Sônia Costa, organizadora doevento, o Canjerê é um aquilombamento ancestral “uma prática antiga de troca e saberes ancestrais”.
Ainda de acordo com ela, o evento acontece desde 2023. “A finalidade do Canjerê é conduzir um rito de passagem onde a nossa oralidade nos conduz. A ação do Canjerê é cuidado ancestral onde abre caminhos e abençoa todos nós. É um aquilombar político, nossa política é velha e se renova entre os nossos”, destacou.
Serviço
Evento: Canjerê Posubétá
Local: Rua Luiz Campos Teixeira, 290, Ponta da Terra
Data: 3 de maio de 2024
Horário: 15h
/Assessoria