Ana Júlia Gomes e Natália Barros
Em evento que reuniu os principais grupos antagônicos da política alagoana, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), fez um discurso acalorado em tom de campanha política, afagando seus principais aliados: o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e seu pai, o ex-senador Benedito de Lira, conhecido como “Biu de Lira”.
O prefeito de Maceió iniciou seu discurso demonstrando solidariedade com o “povo sofrido do Vergel”. JHC ressalta que antes não havia “uma pedra de tijolo, não tinha um bloco construído” no local.
No decorrer de sua fala, o chefe do Executivo da capital criticou governos anteriores que, segundo ele, “não tiveram a competência de tirar esse projeto do papel”. JHC, no entanto, como se estivesse em um palanque político, elevou o tom de voz e se autopromoveu, ressaltando que ele é um gestor presente, de coragem e que não se omite.
“Porque nós sabemos de cada detalhe dessa história, porque Maceió tem um prefeito presente que não se omite, que não se esconde, que não negligencia e que tem coragem cívica para lutar pelo seu povo. Viva o Parque da Lagoa! Continue confiando no prefeito JHC”, disse, exaltado.
Em seu discurso, ainda, ele enalteceu o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, bem como o pai do parlamentar, Benedito de Lira. O prefeito agradeceu as ações viabilizadas por Lira na Câmara, citando investimentos milionários no Parque da Lagoa, sem mencionar o governo federal e muito menos o governo estadual.
Segundo bastidores, as rusgas entre o prefeito de Maceió e o governador de Alagoas ficaram evidentes em diversos momentos da passagem de Lula por Maceió. Durante o evento, foi possível observar certo distanciamento entre os gestores. JHC manteve mais proximidade com Arthur Lira, enquanto Paulo Dantas esteve a todo momento acompanhado de Renan Filho, ministro dos Transportes.
A inauguração do Conjunto Habitacional Parque da Lagoa aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) e contou com a presença do presidente Lula (PT), do governador Paulo Dantas (MDB), o senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), os deputados federais Marx Beltrão (PP), Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT), e Luciano Barbosa (PV), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (MDB) e o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), além de outras figuras do legislativo.