Na próxima sexta-feira (17), a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) promove uma sessão especial contra a LGBTFobia. O tema da reunião, proposto pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), será “O mês da diversidade e da conscientização sobre as políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+”.
Devem ser debatidas ações para coibir a discriminação por orientação sexual e de proteção à população LGBTQIAP+. “Todos têm direito à dignidade no convívio em sociedade. Não é mais possível, em pleno século 21, que ainda tenhamos agressões às pessoas por serem diferentes do que impõe uma falsa normatividade, por simplesmente serem quem são”, afirma Ronaldo.
Maio é o mês do combate à LGBTFobia, tendo o dia 17 como o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. Neste mesmo dia, no ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
“Uma sociedade, verdadeiramente, justa e democrática só será possível quando não houver mais nenhum tipo de discriminação, inclusive a de orientação sexual e de identidade de gênero”, ressalta ele.
/Redação com assessoria