Da Redação
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Tanque D’arca, João Pantaleão Vasconcelos, está sendo alvo de um mandado de segurança pela falta de transparência e por dificultar o acesso a informações de interesse público.
A ação foi impetrada pelo seu colega de casa, o vereador José Rubem Fonseca de Lima, após tomar conhecimento do envio de volumosos recursos à Casa Legislativa e não saber qual a destinação dos recursos, mesmo sendo parlamentar, cuja função é também de fiscalizar.
José Rubem Fonseca fez diversas solicitações à presidência da Câmara, mas não conseguiu acesso às informações, nem sequer foi atendido. Com isso, decidiu buscar o Poder Judiciário. O pedido liminar foi requerido na última segunda-feira (3).
Segundo o mandado, aparentemente a Prefeitura de Tanque D’arca, gerida por Will Valença, fez uma “doação” generosa ao Legislativo. Porém, o motivo, por enquanto, não é possível saber.
“O presidente do Legislativo Municipal tem se portado de forma desrespeitosa ao sequer responder a esse e outros requerimentos do requerente, confundindo, na realidade, o que se trata de conveniência política com obrigações legais”, consta na ação.
A ação cita 16 valores repassados à Câmara Municipal, cuja origem, bem como finalidade e destino, são desconhecidos. A soma dos montantes é de R$ 580.291,11. É pedido que seja esclarecido essas informações, ou que pelo menos João Vasconcelos justifique tais negativas.
A presente reportagem está aberta ao possível posicionamento do vereador João Pantaleão Vasconcelos, assim como do prefeito Will Valença, ambos citados na matéria.