O curta-metragem experimental “Arapuc@.com”, dirigido pelo professor e cineasta Tiago Penna, será lançado no cinema do Arte Pajuçara em 14 de junho, às 19 horas. A entrada é gratuita.
O enredo do filme se passa em um contexto distópico pós-hecatombe da internet, pós-holocausto nuclear e com as sequelas da III Guerra Mundial (químicas, radioativas e climáticas). A parcela da humanidade que sobreviveu desaprendeu então a falar, adquirindo hábitos peculiares.
Segundo o diretor da obra, “o filme é e não é sobre o fim do mundo” e trata de uma complexidade de questões. Com seu caráter experimental, a proposta é fazer o público questionar, diante de um desconforto visual e narrativo.
Ainda em suas palavras, o enredo trata de uma ” falência do projeto civilizatório ocidental e a predominância de uma postura altamente predatória, perante a natureza, o humano se torna um mecanismo de erosão humana como uma nova era geológica, o techno-cosmos”.
Parte das filmagens do curta-metragem aconteceu no Campus da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), em Maceió, e o “pano de fundo” do enredo é o atual desastre que atinge o bairro do Pinheiro. A proposta é trazer um olhar sobre a falência de um projeto civilizatório, diante das ações tomadas contra a natureza e as consequências destas ações humanas.
Em 2022, o projeto foi contemplado pelo edital do VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha. Além disso, contou com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas.
A Marola Produções é a empresa responsável pela produção executiva do projeto em coprodução com a Abba Gold Cinematographía (direção e roteiro). O projeto conta, ainda, com o apoio cultural da Staff Vídeo, do MISA, da ETA, do ICHCA/UFAL, entre outros.
Serviço
Evento: Sessão de Lançamento do curta-metragem “Arapuc@.com”
Data: 14 de junho de 2024
Horário: 19h
Local: Arte Pajuçara
Entrada: gratuita
/Assessoria