Trabalhadores da enfermagem do Hospital Sanatório estão desde dezembro de 2023 sem receber o recurso referente ao complemento do piso salarial nacional da enfermagem, verba enviada pelo Governo Federal através do fundo municipal de saúde de Maceió.
Os sindicatos já procuraram a Secretaria, que na ocasião informou que havia feito uma consulta ao Ministério da Saúde sob a justificativa de que esses profissionais estão afastados da unidade devido à catástrofe ambiental promovida pela Braskem e que suspendeu os serviços prestados pela unidade de saúde.
O argumento, no entanto, não se sustenta, uma vez que há diversos profissionais realocados em outras unidades de saúde prestando serviços para o Hospital Sanatório. Os Sindicatos recorreram ao Ministério Público Federal, mas até o momento não tiveram retorno da instituição.
O Ministério da Saúde foi consultado e afirmou que o recurso é sim, de direito dos trabalhadores e que eles devem receber o complemento.
Os profissionais procuraram o prefeito da capital pelas redes sociais. JHC elaborou uma resposta padrão para todos eles e, em seguida, bloqueou vários perfis desses profissionais, segundo eles mesmos afirmaram em reunião realizada na última segunda-feira com os Sindicatos.
/Assessoria