Redação
Nos dias 1º e 2 de julho, Maceió recebe a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Alagoas. Tendo como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
A capital alagoana é uma das cidades-sede do G20 neste ano, que reúne congressistas e parlamentares dos países que formam o bloco. A edição tem como objetivo debater as questões de justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, focando nas relações entre esses temas e o gênero feminino.
A programação conta com sessões de trabalho sobre a representação feminina em espaços decisórios e o Painel Brasil, sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Às 9h da manhã desta segunda-feira (1), teve início a Cerimônia de Abertura, que conta com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20 em outubro de 2023.
As deputadas Maria do Rosário (PT-RS), segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, e Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da bancada feminina, também estão presentes. Ao todo, participam do evento 171 mulheres deputadas e senadoras.
Criado em 2010, o P20 visa envolver os agentes legislativos para fortalecer a colaboração global para garantir a aplicação prática de acordos internacionais no grupo das 20 maiores economias, sendo liderado pelos presidentes dos Parlamentos e dos Congressos do G20.
A Polícia Federal emitiu uma nota afirmando que está comprometida em garantir a segurança e proteção das autoridades estrangeiras, assegurando um ambiente propício para as discussões e contribuições significativas das mulheres parlamentares.
Entre as parlamentares convidadas, estão a Presidente da Câmara dos Deputados do México, senhora Marcela Guerra Castillo; a Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, senhora Celmira Sacramento; a Presidente do Parlamento Mercosul, senhora Fabiana Martín; além das representantes das delegações dos Estados Unidos e Rússia.
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 1º de julho (segunda-feira)
9h – Cerimônia de abertura
11h – Abertura da exposição “Mulheres no Poder”
12h- Intervalo para almoço
14h – 1ª Sessão de Trabalho – Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas
16h30 – Intervalo
16h45 – Painel Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres
Dia 2 de julho (terça-feira)
9h – 2ª Sessão de trabalho – Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em
espaços decisórios
12h – Intervalo para almoço
14h -3ª Sessão de trabalho – Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres
16h30 – Intervalo
16h45 – Sessão de encerramento
Mais informações podem ser obtidas na página do evento.