Redação
Foi apresentado ao Senado Federal, nessa segunda-feira (9), um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por suposto crime de responsabilidade. O documento conta com 151 assinaturas de deputados, sendo dois alagoanos.
São eles: Alfredo Gaspar (União) e Fábio Costa (PP). Ambos, nas últimas semanas, já fizeram críticas incisivas contra a conduta de Moraes sobre o bloqueio da rede social X no Brasil e as medidas impostas contra empresas de Elon Musk.
O pedido foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e é assinado por deputados federais e outros cidadãos. Senadores da oposição optaram por não assinar o documento, já que cabe unicamente ao Senado analisar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo.
“A partir deste momento, começa a tramitar no âmbito Senado Federal o pedido de abertura de processo de impeachment contra um ministro do Supremo Tribunal Federal por crime de responsabilidade”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO), líder da oposição no Senado.
Segundo Fábio Costa, o impeachment é para dar fim às decisões autoritárias e arbitrárias de Moraes. “Nós esperamos que Rodrigo Pacheco tenha coragem de pautar o pedido, para que ele tenha o devido prosseguimento aqui no Senado. Nós vamos acompanhar de perto”, afirma.
“Respeitamos o STF, mas não toleramos abusos de autoridade. Lutaremos até o fim pela liberdade de expressão e pela democracia”, argumentou, por sua vez, Alfredo Gaspar, que também se fez presente na hora da entrega do pedido.