Uma vontade incansável de querer fazer mais e melhor. Essa foi a grande motivação do ex-secretário de Fazenda do Estado de Alagoas, e atual secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, desde o dia 01 de janeiro de 2015.
De lá pra cá, Alagoas vem experimentando um crescimento econômico nunca antes alcançado, que vem permitindo ao estado fazer investimentos estruturantes que já podem ser sentidos em todas as esferas públicas estaduais.
Além disso, o ajuste fiscal permitiu ao estado atingir segurança institucional e jurídica, o que contribui muito para a atração de novos negócios e o desenvolvimento da região.
À medida que o tempo passava, depois de implementar medidas duras, porém absolutamente necessárias naquele momento e, aos poucos, iniciar uma mudança cultural e comportamental na gestão das contas públicas, George sentiu que precisava escrever.
A partir de 2017, começou a publicar artigos regularmente, seja na grande imprensa e em veículos especializados em economia, direito, gestão pública entre outros, com a sua impressão acerca de assuntos que envolvem não apenas o estado de Alagoas, mas, também, pautas nacionais como a reforma tributária, ajuste fiscal, Lei de Responsabilidade Fiscal etc.
Os textos o foram posicionando como um dos técnicos mais completos e competentes em administração de finanças públicas do País, inspirando outros profissionais e federações a seguirem alguns dos seus passos, que geraram resultados antes impensáveis para um estado pequeno e pobre como Alagoas.
George Santoro conseguiu, por meio da publicação dos seus artigos – alguns escritos a quatro, seis mãos -, dar visibilidade nacional ao crescimento econômico de Alagoas.
Os artigos abordam temas que afetavam a gestão fiscal de Alagoas e dos estados brasileiros e foram usados para um melhor entendimento das mudanças e desafios que o estado vinha enfrentando nos últimos anos. Além disso, os textos proporcionam um profundo conhecimento do processo de modernização da gestão do estado.
Daí nasceu a necessidade de reunir todos esses artigos na coletânea “Por Trás das Contas – Reflexões e Abordagem Crítica sobre Economia, Política e Finanças Públicas”, que será lançado no próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, às 18h, na Grano Padaria, na Ponta Verde.
Com prefácio de José Roberto Afonso, o “pai” da Lei de Responsabilidade Fiscal, e orelha ex-governador de Alagoas e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, o livro é leitura obrigatória para os cursos de administração, contabilidade, economia e direito do setor público e de todos que atuam em secretarias estaduais de Fazenda pelo Brasil afora.
No livro, o leitor não vai encontrar teorias, mas um testemunho da aplicabilidade técnica de conhecimentos adquiridos e da experiência que só o dia a dia é capaz de proporcionar.
/Assessoria