Redação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já aprovou, até esta quinta-feira (3), o envio de tropas federais para nove municípios de Alagoas. Ainda existem seis pedidos pendentes a serem analisados pela corte superior.
A expectativa é que até sexta-feira (4), todas as solicitações sejam deferidas, já que constam com voto favorável do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Todos os municípios apresentam atos de violência que requerem maior atenção na segurança pública.
O Pleno do TSE já autorizou para Chã Preta, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Maribondo, Roteiro e Teotônio Vilela.
A sessão do TSE foi presidida pela ministra Cármen Lúcia. Ainda estão sob análise: Barra de Santo Antônio, Lagoa da Canoa, Maravilha, Paripueira, São Luís do Quitunde e Taquarana.
“Nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”, avaliou o presidente do TRE, desembargador Klever Loureiro.