Leonardo Ferreira
O professor e analista político Marcelo Bastos acertou 100 dos 102 prefeitos eleitos em Alagoas no pleito realizado nesse domingo (6). Isto é, uma taxa de 98% do prognóstico que ele havia feito durante a última semana de campanha.
O analista destaca que não é vidente e revela como consegue tal êxito: “Realizamos nossos prognósticos com base em pesquisas publicadas e pesquisas de consumo interno, desempenho de campanhas passadas dos candidatos, tamanho dos partidos e nas campanhas de rua e das redes sociais”.
As duas cidades em que Marcelo Bastos não conseguiu cravar o resultado foram Quebrangulo, eleição vencida por Manoel Tenório (PSDB) por apenas 5 votos de diferença para Emanoel Cardoso (MDB); e Taquarana, onde Geraldo Cícero (MDB) foi reeleito por 844 votos sobre Bastinho Anacleto (PP).
Outra análise que Marcelo Bastos havia feito foi sobre a Câmara Municipal de Maceió. Dos 27 eleitos, o único que não foi citado por ele foi Thales Diniz (PSB). Todos os outros reeleitos ou novatos constavam na lista de Marcelo Bastos.
Confira a lista de todos os 102 prefeitos eleitos em Alagoas na eleição 2024