Terceira colocada na disputa presidencial de 2006, a enfermeira e professora Heloísa Helena (Rede-RJ) não conseguiu ser eleita vereadora pelo Rio de Janeiro neste domingo. Heloísa recebeu 11.971 votos e ficou como suplente.
Nascida em Pão de Açúcar, cidade no sertão de Alagoas, a enfermeira começou na política quando foi eleita como vice-prefeita de Maceió em 1992, na época filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Dois anos depois, foi eleita como deputada estadual, ainda no estado nordestino.
Quatro anos depois, em 1998, Heloísa disputou uma vaga no Senado Federal e saiu vitoriosa para ocupar uma vaga representando Alagoas. Nos anos seguintes, no entanto, foi expulsa do PT por divergências internas e tornou-se uma das fundadoras do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em 2004.
Dois anos depois, em 2006, ela foi escolhida como candidata da legenda para disputar a Presidência da República. Com um bom desempenho, a alagoana terminou em terceiro lugar, com 6,57 milhões de votos – 6,85% do total.
Anos mais tarde, em 2013, Heloísa deixa o PSOL e filia-se à Rede Sustentabilidade, partido do qual foi uma das fundadoras junto a Marina Silva. Em 2018, no entanto, disputa novamente uma eleição para deputada federal por Alagoas, mas não consegue o número de votos suficientes.
No último pleito nacional, de 2022, já morando no Rio de Janeiro, a enfermeira decidiu buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do estado fluminense como deputada estadual.
Porém, com quase 20 mil votos, também não conseguiu ser eleita. Neste ano, após sucessivos insucessos, a ex-senadora mirou um cargo mais baixo, na Câmara dos Vereadores do Rio.
/OGlobo