Da Redação
Pelo três menos alagoanos que estiveram em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, data em que houve a invasão às sedes dos Poderes, disputaram a eleição para vereador de Maceió. No entanto, nenhum logrou êxito. Juntos, eles não conseguiram nem 1.500 votos.
O empresário André Heliodoro, conhecido por ser dono da feijoada Maria Gorda, foi o que mais se aproximou, ficando na suplência do MDB. Ele obteve 557 votos no pleito de domingo (6). Na época, ele gravou e postou vídeos no entorno dos Poderes, mas não apareceu na lista de detidos.
Outro personagem que esteve em Brasília naquela data foi Kayo Fragoso, postulante pelo Republicanos. Ele até conseguiu mais votos que André, 724 no total, mas o partido não acumulou quociente eleitoral necessário para eleger vereador na capital alagoana.
Kayo Fragoso é bolsonarista de carteirinha e, além do 8 de janeiro, quando foi encaminhado para depor na Polícia Federal, também esteve presente no acampamento em frente ao Quartel do Exército em Maceió, no protesto contra a vitória de Lula (PT) em 2022.
Por fim, Elizabete Braz da Silva, a Bete Patriota, que também se candidatou pelo MDB, foi a menos quista do trio, com apenas 135 votos computados. Ela até hoje usa tornozeleira eletrônica por conta do 8 de janeiro, mas diz ter orgulho do equipamento, pois estava lutando pelo seu país.